[Cobertura] Hayao Miyazaki e o anúncio oficial de sua aposentadoria.

Coletiva de imprensa aconteceu em Tokyo, onde o diretor das obras clássicas do Studio Ghibli entregou sua carta oficial de aposentadoria!

Hayao Miyazaki em sua entrevista de imprensa anunciando oficialmente sua aposentadoria no último dia 06 de Setembro, ao fundo o presidente do Studio Ghibli, Koji Hoshino (imagem: Otakumode)

No último dia 6 de Setembro, em  Tóquio, Hayao Miyazaki (72) apareceu em uma entrevista coletiva para confirmar sua aposentadoria.
The Wind Rises , primeiro filme anime do diretor em cinco anos, já vendeu cerca de 7.470.000 ingressos e arrecadou ¥ 9230000000 (até de 05 de setembro). O filme também entrou na competição do 70 º Festival Internacional de Cinema de Veneza, no norte da Itália. Durante a conferência de imprensa oficial, Koji Hoshino (57), presidente do Studio Ghibli, anunciou a aposentadoria do diretor.
O diretor Miyazaki nasceu em janeiro de 1941, e desde sua estréia como diretor com The Castle of Cagliostro  (1979), ele criou muitas obras memoráveis, como Nausicaa of the Valley of the Wind (1984), Laputa: Castle in the Sky (1986), Meu Vizinho Totoro (1988), Kiki’s Delivery Service (1989), Porco Rosso (1992), e A Princesa Mononoke (1997). Todas as suas obras ganharam prêmios em festivais internacionais de cinema, e mesmo agora, ainda existem muitas pessoas que amam suas obras, independentemente da idade e nacionalidade. Mesmo depois de atingir 50 anos, ele ainda continuou a ser enérgico e ativo, que se manifesta na elaboração de uma enorme quantidade de imagens originais e storyboards de 24 fotografias por segundo.
Diretor Miyazaki respondendo as perguntas dos jornalistas. (imagem: otakumode)

Diretor Miyazaki respondendo as perguntas dos jornalistas. (imagem: otakumode)

Representantes de cerca de 200 fontes de mídia de dentro e fora do Japão, 605 jornalistas no total, estiveram presentes na conferência de imprensa, e logo que Miyazaki chegou com Hoshino e membro do conselho e produtor Suzuki, eles foram recebidos com uma onda interminável de flashes.
Demorou cinco anos para completar os The Wind Rises. Meu próximo trabalho pode levar seis ou sete anos, e gostaria de usar todo o tempo que eu tenho nos meus 70. Há mais coisas que eu quero fazer além de filmes de anime “, Miyazaki afirmou sobre o motivo de sua aposentadoria. Ele também acrescentou:Há várias coisas que eu gostaria de fazer, mas não é realmente criar algo sozinho. Eu não quero me tornar uma pessoa de cultura. Quero manter o estilo de vida de um homem velho levando uma pequena oficina.
Questionado sobre o avanço e o futuro do Studio Ghibli, diretor Miyazaki respondeu: “Nesta ocasião, gostaria de pedir ao pessoal jovem que trabalhar duro. Eu quero que eles continuam aparecendo com idéias. Caso contrário, acabou. Em nossos 30 e 40 anos, fizemos um monte de planos, pensando que, se pudéssemos fazê-lo, devemos fazê-lo acontecer. O futuro da Ghibli depende dos esforços da geração mais jovem. “
Os repórteres continuaram fazendo perguntas para ele, como se eles estavam relutantes em deixá-lo sair. Embora muitos tinha o coração pesado ao ouvir a notícia, a atmosfera da conferência era quente, com um pouco de rir aqui e ali.

Abaixo, carta de aposentadoría oficial de Miyazaki:

Renúncia Oficial 
Hayao Miyazaki
“Eu acho que eu quero trabalhar por mais dez anos. Contanto que eu possa ir e vir entre a minha casa e meu local de trabalho sem ajuda, eu quero continuar trabalhando. Por enquanto, eu estimo que seja cerca de dez anos.
Pode ser menos, mas isso é algo que minha vida vai decidir, então eu só vou com a minha estimativa.
O que eu queria fazer anime teatral, e assim eu fiz, mas eu não tinha nenhuma maneira de parar a distância crescente entre as minhas obras; isso acabou se tornando uma norma.
Há cinco anos vão entre os The Wind Rises e meu trabalho anterior. O próximo pode levar seis ou sete anos …Isso não irá realizar-se no estúdio, e por esse tempo, meus 70 anos, ou melhor, o tempo que me resta dos meus 70 anos, vai ser utilizado.
Mesmo além de filmes de anime, há outras coisas que eu gostaria de experimentar. Há também uma grande quantidade de tarefas que eu sinto que devo fazer, por exemplo, uma exposição no Museu Ghibli.
Essas coisas, independentemente de eu fazê-las ou não, não apresentam qualquer inconveniente para Ghibli. Mas eles podem acabar se tornando inconveniente para minha familia. Assim, tenho a honra de me tirar o programa do Ghibli.
Eu sou livre. No entanto, minha vida diária não vai mudar um pouco, eu vou trilhar o mesmo caminho todos os dias. Ter os sábados off foi o meu sonho. Eu não tenho certeza se vou fazer disso um hábito, mas eu nunca vou saber se eu não tentar.
Muito obrigado.”
-2013/09/04-

Algumas obras de Hayao Miyazaki:

Tonari no Totoro

Tonari no Totoro

Porco Rosso

Porco Rosso

Princess Mononoke

Princess Mononoke

The Wind Rises (sua última obra)

The Wind Rises (sua última obra)

A nós, que acompanhamos animes há muito tempo e temos o maior carisma pelas obras de Hayao Miyazaki e do Studio Ghibli, só temos que o agradecer pelos belíssimos clássicos que ele colocou em nossas vidas!!!
Assim como todas as boas histórias, a da carreira de Miyazaki como diretor chega ao fim. Mas deixa um grande legado de seus trabalhos para as futuras gerações!

Assim como todas as boas histórias, a da carreira de Miyazaki como diretor chega ao fim. Mas deixa um grande legado de seus trabalhos para as futuras gerações!

Fonte da reportagem presente na entrevista coletiva: OtakuMode, Japan.
Um comentário em “[Cobertura] Hayao Miyazaki e o anúncio oficial de sua aposentadoria.

  1. Pingback: Vidas ao Vento: Filme será exibido no Brasil. | Blog Anime X

Deixe um comentário

